English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Frase da Semana!

"Nascemos para sermos felizes e não perfeitos." #TudoEmUm

POST copy 105Muita gente se indignou com a oferta absurda de "gatos bonsai" vendidos pela internet no início dos anos 2000. A repercussão foi tamanha que o caso foi parar nos jornais mais respeitados do mundo. E o "suposto" turista que teve seu rosto estampado nesta foto ficou bem conhecido depois dos atentados de 11 de setembro. O homem teria sido fotografado segundos antes de um avião atingir uma das torres do World Trade Center, em Nova York, e muita gente acreditou!

Esses dois casos são exemplos de uma infinidade de boatos que surgem na internet todos os dias. De carona na ingenuidade de uma enorme massa de internautas e, principalmente, de muitos jornalistas e blogueiros, o jornalista Marcelo Zorzanelli criou um site especializado em criar boatos. "O site nasceu de uma necessidade de brincar com a própria profissão, de pegar os clichês da notícia, até da sensacionalista, onde a tragédia e a pobreza são exploradas, e fazer matérias que ficassem engraçadas. No 1º ano, praticamente todos os dias, havia algum jornal do Brasil que reproduzia uma matéria nossa, achando que era verdade. Esse nunca foi nosso objetivo mas, infelizmente, dentro do jornalismo há pessoas que não têm a curiosidade de checar a informação", afirma.
Tanto isso é verdade, que o site dele criou um dos maiores boatos da internet até hoje. A falsa notícia falava sobre uma mulher branca norte-americana que teria engravidado de um bebê negro ao assistir um filme pornô em 3D no cinema. É, pode rir, mas a notícia foi parar em jornais do mundo todo e teve grandes repercussões! Mais ainda depois que eles ligaram o fato a uma foto aleatória encontrada na rede...

"Os amigos descobriram e começaram a pegar no pé dela. Ela mandou um e-mail para nós, dizendo que pessoas na rua estavam acusando-a de ter traído o marido. O advogado dela também veio pra cima. Pedimos mil desculpas, colocamos um pedido de desculpas no site, explicamos que não tínhamos esse objetivo, que foi tudo sem querer e um grande mal entendido. Mas ficou complicado, porque essa matéria foi vista por 1 milhão de pessoas", explica Marcelo.

Só para se ter uma idéia da força de tal boato, o site do Marcelo passou, em questão de uma semana, de 10 mil acessos diários para 1 milhão de visitantes todos os dias. Era tudo o que eles queriam...

O video conta mais casos e explica o porque que isso aconteceu, e continua acontecendo na web. Confira abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário


Tudo em Um. Tecnologia do Blogger.

Status

Nome: Tudo em Um
Criador: @barone_leo
Online desde: 05 jan 2010
Versão móvel: clique aqui

Contato

fale conosco: aqui

+ Pop

Rádio Tudo